Blog sobre o universo de Omori e seus segredos. "Meus pensamentos vão te seguir nos teus sonhos."

30/12/2025

2026


artes da OMOCAT (2013 & 2016)

É quase 2026 e ainda não superei OMORI.




E... é quase 2026.


    Até o tempo presente não parei de rejogar de vez em quando. Apesar da familiaridade com essa obra, ainda xingo durante as batalhas de boss - talvez seja uma questão de maturidade! ;) Vou tentar parar. O tempo de jogo na Steam? 215,9 horas.

    OMORI traz a questão da necessidade de seguir em frente, apesar das circunstâncias. Isso é mais difícil para o nosso querido protagonista Sunny que precisa, primeiro, se reconciliar com o passado; é uma questão de vida ou morte, mesmo que continue arrastando esse peso consigo, ele vai ter que seguir em frente alguma hora.


    Aí vêm aquelas batalhas de enfrentar os medos, nas quais a Mari sempre se faz presente e, graças a ela, Sunny consegue aos poucos aprender a se virar: o que me faz lembrar de que só estou viva graças a outras pessoas. Mesmo depois de tudo o que passaram, todos os conflitos e brigas feias, o grupo de amigos se reúne no final - Aubrey, Kel, Hero, Sunny... Basil. Todos cometeram seus erros e vacilaram uns com os outros, mas como bons amigos, eventualmente reconectaram seus laços.

    Mas não antes de o Sunny sair de casa e aos poucos parar de fugir de tudo.


    As coisas estão longe de serem um mar de rosas, porém, ele decidiu sair mesmo assim. Ficar isolado apodrecendo com os próprios pesadelos ainda era uma opção, mas ele também podia dar uma chance pro Kel. Bem que diziam que o Kel é a chave do plot (se ele não tivesse batido na porta, Sunny não teria motivo pra sair)! Quantos Kels você não valoriza à sua volta? Não seria legal ser como o Kel às vezes, também?

    Os medos e traumas do Sunny não vão embora, ficam indo e vindo durante o jogo inteiro. Você passeia pela cidade com um amigo só pra depois encontrar aranhas assustadoras quando volta pra casa. Tudo o que ele pode fazer é se acalmar, focar, persistir e superar, pouco a pouco. Tudo de novo. Passo a passo. Toda vez. Algo empurra ele escada abaixo. Algo emaranha ele em teias pegajosas. Algo arrasta ele para mais fundo. Algo arrasta ele pra dentro das sombras. Algo balança ao vento.



    Respire fundo... Não tenha medo. Não é tão assustador quanto você pensa. Parece que tem muita coisa acontecendo... Você precisa bloquear as pequenas coisas... e descobrir o que é importante! Estabilize seus batimentos... Você tem que continuar. Não desista. Não importa o quão impossível pareça... 

    Então o Sunny enfrenta o Omori, ele próprio, e verbaliza o que ele acredita:

    "Você causou tanto sofrimento... porém, não faz nada. E então não recebe nada em troca. Seus amigos nunca vão te perdoar. Eles vão te abandonar como você fez com eles... e isso é o que você merece."

    Kel: "Amigos... amigos devem estar presentes uns pros outros."

   Hero: "Na última vez... Cometemos o erro de nos separarmos quando mais precisávamos uns dos outros. Dessa vez... vamos ficar juntos."

    "Você diz pra si que não quer ser um fardo pros outros... Mas a verdade é que você é egoísta. Só não quer que dependam de você. Quando você pensa sobre os outros? Por quanto tempo vai deixar que cuidem de você? Você diz que se importa mas é um mentiroso. Você nunca fez nada por ninguém. Você é inútil... menos que inútil. Você é doente. Pessoas como você não merecem viver."

    Aubrey: "Espero que você consiga encontrar paz... ou sabe... alguma felicidade."

    Basil: "Talvez um dia... as coisas possam voltar a ser como antes."

    "Seus amigos estão errados sobre você. A pessoa que eles amam não é você de verdade. Você deixa acreditarem em uma mentira pra se proteger. Você não é nada senão um mentiroso... e quando virem a verdade... Eles vão te odiar tanto quanto você se odeia. Se souberem a verdade, você nunca vai conseguir a confiança deles de novo. Não importa o que você faça, não há esperança. E tudo o que você faz é tornar tudo pior. Seria melhor só morrer."
    
    Mari: "Você vai se perdoar... não vai... Sunny?"

    Sunny precisa deixar de ficar dividido e se reconciliar com o Omori.

おやすみ... oyasumi...


    E aí, depois que a verdade é contada...


One more day the Sun reaches my bed
Mais um dia o Sol alcança a minha cama
One more day to spend alone again
Mais um dia pra passar sozinho de novo
Morning starts without me
A manhã começa sem mim
I seem to find it hard to wake up
Eu acho difícil acordar

Steadily my thoughts take hold of me
Constantemente meus pensamentos me paralisam
It's hard to stay awake or fall asleep
É difícil ficar acordado ou dormir
Memories of the past
Memórias do passado
Both the good and the bad
As boas e as ruins
Overwhelm me
Me sobrecarregam

There's so much I wish I could take back
Há tanto que eu gostaria de desfazer
Sometimes I think maybe it's too late
Às vezes acho que talvez seja tarde demais
Though the pain remains
Ainda que a dor permaneça
And though it may be hard
E por mais que seja difícil
I'll carry on
Eu vou continuar

Time to rise and shine
Hora de levantar e brilhar
Good morning!
Bom dia!

So the Sun reaches my bed
Então o Sol alcança a minha cama
One more day to spend alone again
Mais um dia pra passar sozinho de novo
Morning starts without me
A manhã começa sem mim
I seem to find it hard to wake up
Eu acho difícil acordar

    É difícil colocar em palavras o quanto cada aspecto desse jogo significa pra mim e o carinho enorme que tenho por ele. Por isso, expus meu tempo de jogo. Feliz ano novo.


 
(sprite de maddiemade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário